Como As Mulheres Pensam e Sentem

O Comportamento Feminino Contemporâneo

As pesquisas que fundamentam este livro apontam que a mulher, diante do aumento da expectativa de vida, tem sido protagonista de um novo modelo, com diferentes formas de vivenciar a longevidade. Para tanto, se desafia em novos projetos e investimentos pessoais e culturais, sem se distanciar do significado que os diversos papéis de mãe, avó, bisavó, companheira, profissional e cidadã, representam para si. Diferentemente do modelo feminino do passado, a mulher contemporânea considera importante a realização dos desejos e a busca de satisfações emocionais.

Editora:

Conceito

Ano:

2019

ISBN:

978-85-921702-0-2

Código de Barras

9788592 170202

RESENHAS

Este é mais um instigante livro escrito pela psicóloga, psicogerontóloga e psicanalista Helena Beatriz Finimundi Balbinotti. O leitor terá a oportunidade de encontrar, nesta leitura, o que as mulheres pensam e sentem sobre seus diversos papéis na sociedade atual, qual o sentido e significado que colocam no seu viver, em suas diversas etapas, além de como elas percebem o envelhecimento.

Em linguagem acessível, Helena aborda a complexidade deste tema embasado não só em outros importantes autores, mas em sua participação ativa em pesquisas, atividade clínica e didática, assim como a escrita de outros livros. Cada capítulo é escrito de forma fluida, relacionando o tema com autores clássicos, filósofos, psicanalistas, psicólogos e escritores atuais que podem ser revisitados posteriormente. Pensar sobre o envelhecimento é um tema que desperta curiosidade e ansiedade. O enfoque colocado pela autora nos convida a ampliar esta visão reducionista sobre a longevidade como sinônimo predominante de perdas inevitáveis, doenças frequentes e morte. Evidencia que, mesmo com as descobertas da medicina em geral, com tratamentos, medidas profiláticas de muitas patologias, estes procedimentos não substituem os preciosos cuidados afetivos.

As vivências com os pacientes, depoimentos fornecidos pela pesquisa que fundamenta este livro e relatos sobre pessoas longevas, nos oportunizam validar crenças de como iremos lidar com potencialidades, capacidades e limitações inexoráveis. A pesquisa referida, parte de entrevistas com mulheres adolescentes, adultas jovens e adultas maduras até em torno dos 90 anos. Nesta é ressaltado a importância dos relacionamentos significativos para uma vida longeva e de qualidade para continuo crescimento e pensarmos que ao sermos perfeitamente imperfeitos, entendemos que é aí que reside a beleza da nossa natureza humana, que favorece a construção da nossa singularidade, marcada pela criatividade pessoal.
Cristina Vieira Sá Copetti
Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e em Análise Transicional, Formação em Terapia de Casal, em Terapias Contextuais Funcionais.

OUTROS LOCAIS DE VENDA

Direto com a Autora
Telefone: (51) 98424-3638
Email: balb@terra.com.br